Maionese caseira

Pra mim, algumas calorias e gorduras valem a pena, se forem feitos da maneira correta. Maionese que você compra no supermercado, não é uma delas. Mas essa maionese caseira é outra conversa. O gosto é super leve e tempera bem qualquer salada.

Além disso, é um prato que tenho grandes lembranças da infância pois faz parte de quase todas comemorações lá em casa (Natal, Páscoa, aniversários). E, por algum motivo, desde pequena minha mãe confiava a mim a tarefa de fazer a maionese! Lembro até de, quando tinha 10 ou 12 anos, ensinar nossa empregada a prepará-la. Quando ela me perguntou “e quando você sabe que a maionese está pronta, com qual quantidade de óleo”, respondi “não sei, paro quando meu braço não aguenta mais misturar”. Queimando calorias antes de comer!! Ta aí a receita da maionese. No próximo post, escrevo 2 receitas de saladas de maionese.

Maionese Caseira

Tempo de preparo: 20 minutos. (+20 minutos para cozimento do ovo)

 

Ingredientes:

1 gema cozida

1 gema crua

1 colher de chá de mostarda

1/2 colher de chá sal

1 colher de sobremesa de cebola ralada

300-400 ml de óleo de milho

 

Modo de Preparo:

Passe a gema cozida por um coador, apertando com os dedos, para que ela fique quase em pó. Em uma vasilha redonda junte as 2 gemas, a mostarda, a cebola, o sal e misture. Coloque um paninho úmido em baixo da vasilha pra ela não escorregar enquanto mistura o óleo. Com uma colher comprida misture vigorosamente enquanto vai despejando o óleo aos poucos na vasilha. A ideia é só despejar mais óleo quando o resto já estiver incorporado na vasilha. Com 300 ml de óleo a maionese já está boa, mas pode acrescentar mais óleo se quiser “render” mais.

Ah, maionese é um item muito fácil de desandar, então sigo a risca algumas dicas que podem parecer superstição, mas … “who knows”, melhor garantir: termine de misturar a maionese com o mesmo braço que começou, sempre girando para o mesmo lado. Se começou com braço direito, girando em sentido horário, termine assim…não importa se o braço estiver cansado: continue assim! Seguindo a mesma lógica, não passe a maionese pra ninguém terminar pra você!

Dica: coloque um paninho úmido em baixo da vasilha pra ela não escorregar enquanto mistura o óleo.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Sandra
    fev 21, 2013 @ 01:32:51

    Legal, bem diferente da minha que conheco tb desde crianca!

    Sandra Balançuelo sandra-balancuelo@uol.com.br

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: