Lula à dorê com manjericão

Por anos e anos sempre que ia a praia meu petisco favorito era camarão ao alho e óleo. Pra mim ele sempre foi incomparável e a lula à dorê sempre ficou em segundo plano. Até que um dia, ao voltar de uma pescaria no mar, meu pai voltou pra casa com quilos de lula! Sem brincadeira, QUILOS!!! Sem saber muito o que fazer, resolvemos finalmente dar uma chance a lula à dorê. Com a lula limpa e cortada em anéis, temperei com sal, pimenta e limão, passei na farinha e fritei. Mais fácil impossível.

E não é que o camarão começou a perder seu posto de absoluto??? Lula é uma delícia, e não tem nenhum mistério pra fazer!

Depois, resolvi incrementar um pouco e vi essa receita deliciosa no Jamie Oliver. É uma ótima maneira de diferenciar um pouco e continua muito fácil.

Ingredientes:

½ kg de lula cortada em anéis (comprei meio quilo no Mercado de Peixe da Barra e dei uma gorjeta para o peixeiro já limpar pra mim, então efetivamente tinha um pouco menos pra comer)

1 xícara de leite

2 dente de alho amassado (ou 2 colheres de sopa de molho de alho)

Sal e pimenta do reino

¼ xícara de manjericão fresco

2 xícaras de farinha de trigo

Óleo vegetal para fritar

1 limão cortado em quartos

Tempo de preparo: 30 minutos. Tempo de espera: 2 horas. Rendimento: 2 porções

 

Modo de preparo:

Em uma vasilha junte a lula ao leite, ao alho, sal e pimenta a gosto e deixe temperar por algumas horas na geladeira. Pique em pedaços pequenos cerca de metade do manjericão. Coe bem o conteúdo da vasilha e misture todo o manjericão (picado e inteiro). Jogue a mistura em uma outra vasilha com a farinha e misture bem para grudar direitinho. Passe de novo pelo coador para retirar o excesso de farinha.

Aqueça uma panela com cerca de 5 centímetros de óleo (para saber se o óleo já está quente, coloque um palito de fósforo dentro da panela: o fósforo se acenderá quando for a hora).  Coloque a a lula e o manjericão aos poucos no óleo quente, virando de vez em quando com uma escumadeira, separando os anéis para não grudarem. Frite até dourarem (cerca de 2 a 3 minutos). Retire com a escumadeira e deixe secar em um papel toalha. Sirva com limão para temperar. E as folhas de manjericão fritas são surpreendentes também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: