Strudel de cogumelos e queijos

 

Quando comecei a perceber que eu realmente gostava de cozinhar, comecei a buscar cursos em que pudesse me aperfeiçoar, tanto em técnica quanto em inspiração para receitas. Apesar de procurar muito, não encontrei no Rio nenhum curso completo e estruturado que fizesse sentido pra mim. No entanto, descobri alguns lugares que oferecem aulas avulsas, com algum tema específico, que me interessaram.

Fui então com uma amiga ao Espaço Carioca de Gastronomia para uma aula de cogumelos. O espaço é ótimo, com 5 ou 6  ilhas com fogão, pia e bancada, para cozinhar em grupos.

A aula que fiz tinha 3 receitas com cogumelos e a dinâmica era bem faça você mesmo: ao entrar na cozinha você recebia as receitas e os ingredientes estavam todos separados na bancada. O cheff dava as instruções iniciais e devíamos cozinhar em duplas ou trios, com o cheff passando pelas bancadas, basicamente tirando dúvidas. Todas as comidas ficaram ótimas, mas senti falta de explicações mais detalhadas, passo-a-passo mesmo. Sem dúvida a aula não para iniciantes. No final você pode deliciar-se com todos os pratos, o que é ótimo.

Minha receita favorita desse dia foi o Strudel de cogumelos e queijo. Originalmente a receita pedia para fazermos a massa do strudel do zero, mas eu optei por fazer com massa folhada congelada (pela praticidade e por achar mais gostoso mesmo).

Tempo de preparo: 25 minutos. Tempo de espera: 25 minutos. Rendimento: 3 porções.

 

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada pronta congelada (como essa)

200 gramas de cogumelos frescos (shitaque, shimeji, paris ou uma combinação dos três)

2 dentes de alho amassados

½ cebola pequena picada

3 colheres de sopa azeite

3 colheres de sopa de salsa picada

¼ de xícara de caldo de carne (usei 1 colher de sobremesa de caldo de carne líquido knorr para ¼ de xícara de água)

150 gramas de queijos (eu usei parmesão, provolone e mussarela, em quantidades iguais)

Sal e pimenta a gosto

1 gema

 

Modo de Preparo:

Tire a massa do congelador para descongelar levemente enquanto prepara o recheio. Pré-aqueça o forno em temperatura média.

Limpar os cogumelos, sem lavá-los, tirando os talos e fatiando-os. Refogar a cebola e os dentes de alho no azeite. Quando a cebola começar a ficar transparente, adicionar os cogumelos, temperando com sal e pimenta. Acrescentar o caldo de carne e a salsa, levantar fervura e abaixar o fogo, cozinhando até que os cogumelos absorvam todo o líquido.

Desenrole a massa sobre uma forma untada com manteiga e farinha. Corte em pedaços do tamanho de sua preferência (eu fiz 3 retângulos de aproximadamente 12 cm x 18 cm). Coloque parte dos cogumelos e do queijo em uma das metades da massa. Pincele gema nas extremidades da massa e dobre-a sobre a metade com recheio para formar um pastel. Repita o processo até acabar o recheio. Pincele por cima dos strudels com gema para que ele fique dourado e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que a massa esteja crocante e dourada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: